domingo, 3 de outubro de 2010

Hoje é dia de pizza: que tal la Margherita?

Pleno dia de eleição no Brasil. E depois de tantos acontecimentos políticos que repercutiram até internacionalmente, eu precisaria de um tema pra tratar hoje. E sem pensar muito escolhi um, que sempre é muito comentado pra se referir aos atos políticos e seus afins: PIZZA.

Nao sei exatamente o porquê de fazerem esta alusão. Mas indiscutivelmente os brasileiros já se acostumaram com ela. Porem o gosto das pizzas que a política nos oferece nem sempre nos agrada. E se levarmos em conta que a pizza é um prato já antigo. Eu fico me perguntando: - será que em outras culturas a política também acaba em pizza?

Pra responder a esta indagação fui ler. E não encontrei nenhuma referência sobre usar o termo com alusão política. Porém achei uma curiosidade sobre pizza.

Existem  várias teorias para explicar a chegada do ancestral da pizza à Itália. A mais aceita, conta que, três séculos antes de Cristo, os fenícios costumavam acrescentar ao pão misturas saborosas como carne e cebola para cobrir os pães. Detalhe importante: o pão daquele povo era parecido com o pão sírio que conhecemos hoje em dia, redondo e chato, como um disco.

Pizza turca
Esta união de massa e recheios externos também foi adotada pelos turcos, que revestiam com carne de carneiro e iogurte o seu pão. E foi durante as Cruzadas, no século XI, o pão turco foi levado para o porto italiano de Nápoles. Os napolitanos tomaram gosto pelo petisco e o aperfeiçoaram. Usaram trigo de boa qualidade para a massa e criaram coberturas variadas, especialmente com queijo.

Nascia, então, a pizza. No século XVI, o tomate foi introduzido na Itália, levado da América, e conquistou a pizza. Com cor e sabores novos ela se espalhou por toda a península itálica. A mais antiga pizzaria que se conhece está em Nápoles e foi fundada em 1830.

A história italiana diz em Junho de 1889 os reis italianos Humberto I e Margherita estavam passando uma temporada na cidade e querendo provar  a tão famosa pizza. Como o protocolo real não achava conveniente que a realeza fosse até uma pizzaria, resolveu-se levar o pizzaiolo até a casa onde os reis estavam.
Rainha Margharitha di Savoia

Bajulador como era, para homenagear a rainha da Itália, Margherita de Sabóia, o chef de Raffaele Esposito da Pizzaria Brandi criou uma pizza onde os temperos principais eram: tomate, mussarela e manjericão; os quais tinham as cores que representavam a bandeira italiana, e a ela deu o nome de pizza Margherita.

Porém um estudioso acabou descobrindo depois, que a chamada pizza Margherita já havia sido preparada anteriormente a dedicação feita à rainha de Savoy.

Le pizze più ordinarie, dette coll'aglio e l'oglio, han per condimento l'olio, e sopra vi si sparge, oltre il sale, l'origano e spicchi d'aglio trinciati minutamente. Altre sono coperte di formaggio grattugiato e condite collo strutto, e allora vi si pone disopra qualche foglia di basilico... Talora si fa uso di prosciutto affettato, di pomidoro, di arselle, ec. Talora ripiegando la pasta su se stessa se ne forma quel che chiamasi calzone.  (Francesco de Bourcard, costumes e tradições de Nápoles, Vol. II, p.. 124)

 "As pizzas mais simples, chamadas alho e Óleo, por ter o óleo como tempero, e acima dela se espalha além do sal orégano e dentes de alho triturados minuciosamente. Outras são cobertas com queijo ralado e banha temperada, e então surge acima de algumas folhas de manjericão... Às vezes você está usando presunto fatiado, o tomate, amêijoas, etc. Às vezes, a massa dobrar sobre si mesmo, se fizerem o que é chamado calzone. " (tradução do Barão)

Assim sendo, seria a história da pizza Margherita uma história de pizza brasileira?

Pizza Margherita com queijo de búfula

¼ xícara (chá) de molho de tomate pronto
• 1 massa básica para pizza
• ¼ xícara (chá) de folhas de manjericão
• 1 colher (sopa) de orégano
• 2 colheres (sopa) de azeite
• 2 tomates cortados em fatias
• 3 xícaras (chá) de mussarela de búfala fatiada
• 3 xícaras (chá) de mussarela ralada

Espalhe o molho de tomate sobre a massa pré-assada, coloque a mussarela ralada e distribua as fatias de tomate e as de mussarela de búfala. Regue com azeite, salpique o orégano e leve ao forno alto (250ºC), preaquecido, por 15 minutos. Retire do forno, acrescente o manjericão e sirva

Nenhum comentário:

Postar um comentário