sábado, 6 de novembro de 2010

Já sinto o cheiro do natal: minhas rabanadas.

Existe época mais charmosa do que o natal? Para mim, não existe outra com tanta carga positiva, tanta beleza, tanta preparação, tanta esperança, etc. Eu até consigo sentir o  cheiro do natal.
E pra mim, o natal  começa com cheiro de açúcar e canela, devido as rabanadas, estas danadinhas douradas e deliciosas que eu tenho mania de comer geladas, hummmm... E j[a pra entrar no clima natalino  vou colocar uma musica que adoro, numa interpretação que amo:



De fato que as rabanadas são doces típicos natalinos, herança dos portugueses para esta colônia brasileira. Mas o que mais me deixava contente era que  na minha infância e adolescência as rabanadas eram feitas em todos os meses do ano (risos), e eu  não tinha que ficar esperando até o natal pra me empanturrar com elas.  
As rabanadas foram também foi uma das primeiras receitas que aprendi a fazer desde pequeno, talvez Por ter um preparo fácil e rápido.

Eu acredito que quando falamos de comida nossa memória gustativa apita um sinal e todo mundo tem uma historia pra contar sobre um determinado prato. E não seria diferente, no meu caso, pra contar historias sobre  as  inúmeras vezes que fiz e comi rabanadas. Mas há uma, que esclarece uma curiosidade sobre estas delicias que vale a pena ser mencionada:

Mas foi em  2007, na faculdade, que eu descobri uma curiosidade sobre as rabanadas. Naquela época eu cursava aulas de conversação em língua inglesa e o professor nos passou seminários como trabalho para ser apresentados totalmente em inglês e a apresentação deveria ter todos os recursos  áudios-visuais que cada aluno pudesse obter. Porém, cada aluno teria de escolher uma data comemorativa de um pais de língua inglesa.E eu , como sempre, sem querer apresentar o convencional resolvi trabalhar o dia de Boxing Day – o dia depois do natal, 26 de dezembro. Fiz a minha apresentação, tirei nota máxima e por fim, presenteei a todos da sala com rabanadas. Foi uma festa que só  vendo.
E foi fazendo as pesquisas sobre o  Boxing Day que descobri a lenda da rabanada, embora não tenha conseguido encontrar data exata para sua origem.
Conta a história que num passado distante essa sobremesa gostosa é uma receita tradicional de natal  já tinha esse nome em Portugal, ao norte do rio Mondego. Ao sul deste rio era chamada de fatia dourada ou fatia-de-parida, ou ainda, fatia de mulher parida.
Essa curiosa variação deve-se a um fato que realmente pode ter ocorrido em tempos de necessidade, mas que a maioria acredita ser lenda: Uma mulher pobre, sem ter quase nada para comer, precisava alimentar seu filho recém nascido. Seus únicos alimentos eram restos de pão dormido molhados com leite que ela adoçava e passava em ovos para depois fritar. A mulher comia então esta mistura e teve tanto leite que quando a criança nasceu  amamentou seu filho e ainda sobrou pra amamentar outras crianças. Dessa forma, a rabanada acabou virando símbolo de prosperidade e fartura, sendo servida nas festas de fim de ano.
Com esta herança portuguesa, sobretudo no nordeste brasileiro, nos meios rurais e mais pobres, estas fatias ainda são dadas às mulheres que acabam de ser mães, pois se acredita que este alimento rico em ovo, açúcar, leite e pão alimenta bem a mãe e faz criar mais leite para alimentar o bebê.
Assim sendo, eu não poderia deixar de postar receitas variadas, todas deliciosas. Mas gostaria de saber: qual a sua história envolvendo rabanadas? Não tem ainda? Então aproveite  e comece  já  a construir esta historia.

Rabanada Tradicional
1 baguete de pão francês ou 4 pães franceses (não precisa ser amanhecido);
2 xícaras de leite ou o suficiente para molhar as fatias de pães
3 ovos batidos
1 pitada de canela
Canela a gosto
Açúcar a gosto
Óleo der girassol para fritar

Corte a baguete em fatias médias; Em um refratário,  mergulhe as fatias de pão no leite, até que elas estejam bem molhadinhas;. Em outro refratário, bata os ovos e coloque 1 pitada de canela
Passe as fatias molhadas de leite nos ovos batidos. Frite - as em óleo quente; Escorra as rabanadas em papel toalha e em seguida mergulhe - as em um refratário com canela e açúcar a gosto. Sirva quente ou coloque na geladeira servindo gelada 


Rabanada assada
pãezinhos amanhecidos; 1 lata de leite condensado; a mesma medida de leite; 3 ovos; açúcar para polvilhar; canela em pó; margarina para untar
Modo de Preparo
Corte os pãezinhos em rodelas de 1 dedo mais ou menos, passe margarina nelas, mas só na parte que vai ficar pra cima. Unte com margarina uma assadeira retangular ou redonda, na lateral da assadeira não precisa untar, arrume os pãezinhos um ao lado do outro. No liquidificador, bata o leite condensado, o leite e os ovos. Jogue essa mistura por cima dos pãezinhos. Asse até o creme ficar firme. Misture o açúcar com a canela e polvilhe a rabanada ainda quente.


Rabanada de festa
2 gemas 1/2 xícara de chá de açúcar 2 colheres de sopa de maisena 3 xícaras de chá de leite 2 colheres de chá de essência de baunilha 500g de panetone 4 ovos 1 xícara de chá de leite 1/4 de xícara de chá de farinha de trigo 1 colher de sopa de manteiga para untar
Modo de preparo:
Numa panela média, junte as gemas, o açúcar e a maisena. Acrescente o leite e misture bem. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Adicione a essência de baunilha e misture. Retire do fogo e deixe amornar. Cubra com filme plástico em contato direto com o creme para não formar película. Espere esfriar. Corte o panetone em oito fatias de 2cm de espessura no sentido horizontal. Corte cada fatia em quatro gomos e reserve. Numa tigela média, misture os ovos com o leite e a farinha. Reserve. Pincele uma frigideira antiaderente grande com um pouco de manteiga e aqueça em fogo médio. Banhe as fatias de panetone na mistura de ovos e frite-as na manteiga até dourar dos dois lados. Reserve numa travessa. Pincele a frigideira com mais manteiga à medida que for fritando os outros pedaços ou quando a rabanada começar a grudar no fundo. Sirva a rabanada morna com o creme frio à parte.

Rabanada de Chocolate
1e1/4 xícara de chá de leite 2 colheres de sopa de açúcar 4 colheres de sopa de farinha de trigo 4 ovos ligeiramente batidos 12 fatias de pão de fôrma sem casca Manteiga para untar Calda: 200g de chocolate meio amargo picado 1 xícara de chá de leite
Modo de preparo:
Numa tigela média, misture o leite, o açúcar, a farinha e os ovos. Passe as fatias de pão nessa mistura e, numa frigideira untada com manteiga, frite-as, duas de cada vez, dourando dos dois lados. Unte a frigideira sempre que necessário. Escorra as fatias sobre papel-toalha. Reserve em local aquecido. Calda: Num refratário, misture o chocolate com o leite e leve ao fogo em banho-maria, mexendo de vez em quando, até derreter. Arrume as rabanadas numa travessa e distribua sobre elas um pouco da calda. Sirva a seguir com o restante da calda à parte.

Rabanada Recheadas
1 pão de forma sem casca - 1 lata de doce de leite - 1/2 litro de leite - 1 xícara de chá de açúcar - 4 ovos - óleo para fritar - açúcar e canela para polvilhar
Modo de preparo:
Corte as fatias de pão de forma ao meio, passe doce de leite em um dos lados deixando um centímetro de borda sem passar. Coloque a outra metade por cima apertando bem as beiradas. Passe no leite e nos ovos batidos frite em óleo quente.polvilhe com açúcar e canela

Nenhum comentário:

Postar um comentário