quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Christopsomo, o Pão de Cristo: Tradição grega para o Natal

O pão sempre foi um alimento básico da mesa grega, inexoravelmente associado à vida e à substância, o sustento da vida. Para os cristãos ortodoxos, o pão sempre teve uma importância simbólica e sagrada; na verdade, o próprio Cristo é referido como "o Pão da Vida".

A convergência dessas duas correntes na sociedade ortodoxa grega produziu uma tradição viva de quase dois mil anos, na qual o preparo e o cozimento do pão para as festas e outras ocasiões especiais funcionou como um meio criativo e expressivo para celebrar a fé e a esperança.

Esta tradição é mais conhecida por produzir o aparecimento anual de Tsoureki, o renomado “pão da Páscoa” encontrado em todas as casas ortodoxas gregas na Páscoa (confira mais sobre ele AQUI). Mas, assim como a Páscoa tem seu pão tradicional, o Natal também.

Christopsomo - ou pão de Cristo - tem sido usado para significar e celebrar o nascimento de Cristo, provavelmente desde os primeiros tempos bizantinos, se não antes. Grande cuidado é dedicado à preparação anual de Christopsomo em muitos lares ortodoxos gregos.





Apenas os ingredientes superiores (aqueles de melhor qualidade) devem ser usados e, de acordo com a tradição, nenhuma despesa deve ser poupada para fazer este pão levemente doce, leve, mas rico, com especiarias.

Refletindo sua inspiração religiosa, o Christopsomo costuma ter uma forma redonda, o pão servindo como um círculo, símbolo da eternidade, da passagem desta vida e da esperança de uma vida eterna por meio de Cristo. De fato, o próprio fato de o pão ser arte popular comestível, consumido, depois de tanto trabalho, é em si um símbolo da natureza efêmera da vida em si.

Embora pães especiais de Natal sejam comuns a muitas culturas e povos ortodoxos (Cesnica entre os sérvios, Cozonac entre os romenos, Kolach entre os ucranianos e Krendel entre os russos, por exemplo), os costumes decorativos associados ao cristopsomo são exclusivos da tradição grega. Na verdade, todos esses pães de Natal devem ser decorados de forma a simbolizar bons votos, esperança para o futuro e a graça de Deus por meio de imagens que abordam o sustento da família.


Nas aldeias rurais, o Christopsomo é adornado com figuras de massa ornamentadas e esculpidas que representam colheitas, gado, arados, tradições agrícolas e muito mais. Na região de Kastoria, os moradores tradicionalmente homenageavam seus animais fazendo também pequenos biscoitos individuais de Christopsomo representando cada uma de suas ovelhas, cabras, burros e cavalos. Nas comunidades pesqueiras, nas regiões costeiras ou insulares, o Christopsomo pode apresentar imagens de barcos, peixes ou esponjas. Os símbolos Cristopsomo comuns encontrados em toda a Grécia incluem uvas e vinhas, oliveiras, ovelhas e margaridas, cujas pétalas representam o número de membros da família. Apesar da abundância de variações regionais, o símbolo mais comum é a letra grega “X”, a representação cristã primitiva de Cristo.


ICXC NIKA: Este era o monograma antigo que simbolizava Cristo, o Conquistador. I e C são a primeira e a última letra da palavra grega Ihcuc (Jesus); X e C são a primeira e a última letra de Xpictoc (Cristo); Nika é a palavra grega para conquistador.

O Christopsomo é quebrado pelos cristãos ortodoxos gregos da mesma maneira em todo o mundo, seja na Albânia, Chipre, Grécia, América grega, Turquia ou em qualquer outro lugar. No mundo grego histórico, o Christopsomo era tradicionalmente feito na véspera do Natal e comido no dia de Natal. Na diáspora grega encontramos continuidade e alguma mudança nesta prática. Como Marilyn Rouvelas aponta concisamente em seu livro maravilhoso e merecidamente onipresente, A Guide to Greek Traditions and Customs in America (Um Guia para Tradições e Costumes Gregos na América) de 1993, “Algumas famílias vão à igreja na véspera de Natal e voltam para casa para uma refeição que começa com o corte do Christopsomo pelo chefe da a casa. Outros esperam até a refeição principal no dia de Natal. O chefe da casa faz o sinal da cruz no pão com uma faca dizendo: 'Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo', e então corta um pedaço para cada pessoa com um desejo de 'Kala Christouyena ('Bom Natal') ou “Chronia polla '(' Muitos anos ').”

Entretanto, esse delicioso pão pode ser encontrado nas mesas dos gregos até a Epifania (Dia de Reis), coroando as mesas com a sua simbologia.

CHRISTOPSOMO

280 ml de água à temperatura ambiente

30g gramas de fermento biológico fresco (ou 15 gramas do seco)

80 gramas de açúcar granulado

50 ml de azeite

1/2 kg de farinha

1 colher de chá de canela

1 colher de chá de cristais de mastia moídos (uma especiaria grega, se não tiver não use)

1/2 colher de chá de cravo moído (se preferir pode usar sementes de coentro)

½ colher de erva doce

1/2 colher de chá de sal

100 gramas de nozes (picadas)

100 gramas de passas

1 ovo (batido)

Para decoração

Alguns cravos

Algumas nozes sem casca

Um pouco da massa para formar as decorações

sementes de gergelim

Amêndoas

Preparo: Misture o fermento com a água morna e a metade do açúcar, mexa até dissolver e reserve até borbulhar. Em uma tigela grande, misture o sal, a canela, a mastia, a erva doce, cravo-da-índia à farinha. Faça um buraco no centro da farinha e despeje a mistura de fermento e o azeite. Misture até formar uma massa macia, cubra uma toalha úmida e deixe levedar por 30 minutos. Aperte a massa e sove por alguns minutos. Junte as passas e as nozes e amasse bem até obter uma massa homogênea. Cubra e deixe crescer por 1/2 hora. Pegue uma parte da massa e reserve. Crie uma bola macia e bonita com a massa, com as mãos, e molde o pão. Cubra a massa um pano úmido e deixe descansar enquanto estiver fazendo as decorações. 

Abra a massa que você reservou em tiras e crie a cruz. Pincele o topo do pão com um ovo batido e coloque a cruz no topo. Decore com nozes e cravos ou o que quiser. Pincele novamente com o resto do ovo. Asse em forno quente a 200 ° C por 25 a 30 minutos, reduza o fogo para 170 ° C e asse por mais 10 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário