terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Lentilhas: Tradição para a prosperidade no Ano Novo

O Ano  Novo  logo estará chegando e  já percebo os preparativos para as festas logo quando entro no supermercado aqui perto de casa. Passei na gôndola dos grãos e as lentilhas já estavam esgotadas...
Sei que o ano novo traz muitas superstições para atrair fartura e prosperidade, mas é a fortuna que, segundo a lenda, a lentilha atrai. E lentilha pra mim, é que nem nhoque, tem que se comer sempre que quer ganhar dinheiro srsrsrsrsrsr. E já que a entrada de ano pede uma porçãozinha de lentinha  vamos falar um pouquinho dela hoje

A lentilha é um dos mais antigos alimentos do homem. Existem registros da presença de lentilha, entre 8.000 a 7.500 a.C., no norte da Síria. O cultivo da lentilha, assim como o da ervilha, parece estar associado com o início do cultivo do trigo e cevada, no Oriente.
A Bíblia faz referência à lentilha por três vezes, no Antigo Testamento. Ela menciona, em Gênesis 25, a venda da primogenitura de Esaú e Jacob, tendo como pagamento um prato de sopa de lentilha. É RICA EM - Vitamina A, B, B2, B5, C, cobre, enxofre, iodo, magnésio, zinco, potássio, sódio. Do ponto de vista nutricional, a lentilha tem sido utilizada nas dietas para baixar os níveis de glucose no sangue (após as refeições) tanto em pessoas com e sem diabete.
Reza a lenda que comer lentinha no ano novo  e guardar alguns graõs na carteira, traz prosperidade e dinheiro.

.
Esaú e Jacó

Ao voltar faminto de uma expedição ao campo, o caçador Esaú encontrou o irmão gêmeo Jacó fazendo uma sopa de lentilhas. O aroma inebriante que recendia do fogo aguçou seu apetite. O esperto Jacó tivera a premonição de que o irmão não ia resistir à tentação deliciosa. Deve ter escolhido os grãos mais bonitos e usado os melhores temperos, antes de submetê-los ao longo cozimento. “Dê-me dessa comida”, implorou Esaú. “Vende-me o teu direito de primogênito e eu te darei um prato dela”, propôs Jacó. Esaú aceitou o negócio: “Estou morrendo de fome e não faço questão desse direito.” Jacó insistiu: “Jure.” Resposta de Esaú: “Juro.” Segundo o Gênesis, primeiro livro da Bíblia, Esaú abriu mão do direito de primogênito por aquele singelo prato de lentilhas. A trama prosseguiu. Quando Jacó, passando- se pelo irmão, enganou o pai velho e quase cego, obtendo a bênção especial que confirmou sua conquista, Esaú se enfureceu. Chegou a pensar em matar Jacó, que fugiu para o Norte distante. Trabalhou anos com um tio e só então voltou. Para seu alívio, Esaú o recebeu fraternalmente. Mas, selada a reconciliação, cada um seguiu o próprio caminho. Abdicando o direito de primogênito, Esaú abriu mão do privilégio de suceder o pai como chefe da família e exercer autoridade patriarcal. Mas acabou tendo sorte, pois mais tarde se tornou um homem rico.

A superstição afirma que isso aconteceu porque comeu o prato de lentilhas. Tem ascendência bíblica, portanto, o alimento mais freqüente nas ceias do réveillon. Em vários países do mundo, incluindo o Brasil, acredita- se que saborear lentilha no final do ano propicia dinheiro por 12 meses. As pessoas que dela se abstêm cometem erro imperdoável.

A LENTILHA E O DINHEIRO
A associação da lentilha com o dinheiro viria de seus grãos miúdos e achatados, que lembram uma pequena moeda. Para milhões de pessoas, consumi-los no réveillon equivale a fazer promissora aplicação financeira.

Mesmo para os indiferentes à superstição, o final do ano é boa ocasião para comer um alimento precioso. Planta anual, da família das leguminosas, da qual consumimos apenas as sementes, que apresentam cor marrom, verde ou vermelha, a lentilha se presta a inúmeras receitas.
Seu sabor talvez evoque o do feijão. Harmoniza-se com ingredientes como a carne de porco, o toucinho, a lingüiça e o “cotechino”, embutido de origem emiliana. Vai bem em sopas e cremes, purês e saladas, antepastos e molhos de massas. Misturada com arroz e cebola frita, transforma-se em clássico da cozinha árabe.

ANTIGAMENTE...
Embora sem conhecimento científico, os povos antigos intuíam essas propriedades. Na Renascença, empregava-se a lentilha na recuperação dos doentes. O mesmo remédio era ministrado para controlar as pessoas de temperamento insuportável. Com a parte herbácea, faziam poções usadas como coagulante nas hemorragias rebeldes.
O escritor latino Columella, que viveu no século 1º e deixou textos sobre agricultura, garantiu que os romanos curavam a tosse dos cavalos com uma pasta à base de farinha de lentilha.
Foi uma das primeiras plantas alimentícias cultivadas pelo homem. Sua descoberta ocorreu provavelmente na Ásia, talvez na Mesopotâmia, há 8 mil anos. Portanto, entrou para nosso cardápio em tempos pré-históricos. Os egípcios e persas a apreciavam, mas ela só passou a ter maior importância quando chegou à Grécia e ao Egito.

Atualmente, a Turquia e a Índia são os grandes produtores mundiais de lentilha. No Brasil, é cultivada principalmente nos Estados do Sul, porque sua cultura prefere os solos férteis das regiões frias. Ao mesmo tempo, suporta bem os períodos de seca.
Seu nome botânico é “Lens esculenta”, mas também a chamam de “Lens culinaris”, pela importância gastronômica. Como é vendida seca, necessita ficar de molho durante algum tempo.
Lens Esculenta

O fato de aumentar de volume durante o cozimento é outro sinal de bom augúrio. Esaú talvez nem sonhasse com isso. Mas, segundo a superstição, foi o primeiro beneficiário de sua magia.


Sopa de lentilha pra entrada de ano

Para servir de entrada na ceia de Reveillon, é o suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fatura à mesa. A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes, além de ficar uma delicia.

1/2 kg de lentilha
1/2 litro de água
1/2 xícara (chá) de azeite
5 dentes de alho picados
2 cebolas picadas
2 tabletes de caldo de carne
100g de bacon picado
Sal- Pimenta
Cheiro verde

Modo de Preparo:
Numa vasilha, coloque a lentilha e cubra com água. O ideal é que a lentilha fique de molho por 24 horas, mas se você tiver pressa deixe por 3 horas (no mínimo).Coloque numa panela para cozinhar, sem os temperos, por aproximadamente 40 minutos. Experimente o ponto e se quiser uma consistência mais macia deixe cozinhar um pouco mais. Quando a lentilha estiver quase pronta, prepare o tempero. Pegue uma panela e coloque o azeite, o bacon e deixe dourar. Coloque a cebola, depois o alho e os cubos de carne amassados. Deixe apurar. Acrescente o tempero na lentilha cozida e misture bem. Se quiser, coloque pimenta do reino a gosto e deixe por mais alguns minutos para que a lentilha pegue o sabor do tempero. Prove o sal e, para terminar, acrescente o cheiro verde.

Salada da Riqueza

Ingredientes
1 xícara (chá) de lentilhas cozidas em água e sal ou a mesma quantidade de trigo inteiro
1 maçã de casca verde
1 pêra vermelha
suco de 1/2 limão
1 romã
2 kiwis em cubos
1 laranja-da-baía cortada em cubos
200 gramas de Chester defumado em cubos
folhas de alface crespa
Molho
3 colheres (sopa) de maionese
2 colheres (sopa) de creme de leite ligth
1 colher (sopa) de suco de limão
sal e pimenta branca a gosto

Preparo
Corte a maçã e a pêra em cubos, sem descascá-las. Regue-as com o suco de limão (para não escurecer).Descasque a romã e acrescente os bagos Junte os kiwis, a laranja e o Chester Tempere a salada com os ingredientes do molho previamente misturados. Arrume numa travessa, nessa ordem, a alface, o trigo e os demais ingredientes misturados. Sirva a seguir

Arroz com lentilhas

Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz
2 xícaras (chá) de vinho branco seco
2 xícaras (chá) de água
½ xícara (chá) de lentilhas
sal, a gosto

Modo de Preparo
Lave as lentilhas sob água corrente. Coloque-as em uma panela e cubra com bastante água. Acrescente sal a gosto e leve a panela ao fogo alto para ferver. Ao ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar cerca de 30 minutos ou até que as lentilhas fiquem macias. Escorra a água e coloque as lentilhas num recipiente. Reserve. Leve uma panela média ao fogo baixo para aquecer. Acrescente o óleo, a cebola picada e o sal. Refogue cerca de 2 minutos. Acrescente o arroz lavado e refogue por mais 1 minuto. Junte o vinho branco e a água e deixe o arroz cozinhar por cerca de 20 minutos ou até ficar soltinho. 7. Retire o arroz do fogo e misture com a lentilha reservada. Sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário