sábado, 23 de julho de 2011

Comida de velório existe!!!

Engraçado que quando famosos morrem o mundo para...  Para não só pra velar o corpo, mas para fazer mídia – tecendo comentários que cada um julga necessário... 
Hoje, por exemplo, foi a vez dos meios de comunicação em peso voltarem seus holofotes para o falecimento de Amy Winehouse, intérprete britânica, conhecia internacionalmente por sua potente voz, por seu comportamento difícil e pelo uso excessivo de drogas e álcool.


Independentemente do que ela fazia, do que ela usava para se drogar, eu gostava bastante da música q ela fez – e vou querer lembrar-me dela por isso. O resto é resto... Droga não presta - porque se ela prestasse não teria este nome.
Pegando um gancho no assunto da morte eu passo para deixar uma dica de livro que trata do tema de um jeito divertido: Trata-se do livro "Os Comes e Bebes nos Velórios das Gerais, e outras histórias", escripo pela mineira Déa Rodrigues da Cunha Rocha, que conta histórias verdadeiras, hilárias até, que envolvem os comes e bebes durante os velórios.
Existem etnias onde um funeral é motivo de festa; onde as pessoas acreditam que o ente falecido passou a um nível superior de existência e que este fato deve ser convenientemente comemorado com comida, bebida, música, etc.  
Esta prática já era bastante conhecida entre os egypcios da antiguidade, onde a comida já estava presente nos ritos fúnebres – eles preparavam o prato que o morto mais gostavam para ofertar.
No nordeste brasileiro, sobretudo no interior, esta prática é ainda bastante difundida até hoje. Até porque passar a noite acordado, sem comer ou beber nada, é meio complicado... por mais amigo que se seja do difunto.
Tem gente que pode achar este costume estranho. Mas este hábito facilita a vida de muita genet nas dificeis horas do adeus aos mortos.
Espero que se divirtam com a dica do livro. E pra terminar deixo uma receitinha típica destas comidinhas encontradas nos velórios do interior. e pra finalizar em grande estilo, uma das músicas de Amy que eu mais gosto - e que caem como uma luva para a ocasião...
  
Mané Pelado

2 xícaras (chá) de mandioca crua ralada
250 gramas de queijo minas ralado (ou coco ralado)
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
4 ovos

Preparo: bata as claras em neve. Junte em um recipiente a mandioca, as gemas e os demais ingredientes. Adicione as claras por último e mexa. Transfira a massa para uma assadeira untada com manteiga e farinha de trigo ou de rosca, ou para forminhas individuais. Asse em forno pré-aquecido (180 ºC) por 30 minutos ou até a massa estiver bem assada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário