quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A renúncia do Hierofante (Papa) regada a suco de laranja


De repente eu me peguei pensando na velhice... eu, criando numa família católica, sempre achei que a gente sabe quando está ficando velho no momento em que se percebe acompanhando a mudança no papado. E nesta exata ocasião isso está prestes a incidir novamente – nasci na época em que o Vaticano era comandado por João Paulo II, presenciei a eleição de bento XVI e, agora, estou me preparo para um próximo Papa... e o “clima” que eu observo não me agrada.
No dia 10 de fevereiro (um domingo de carnaval, aqui no Brasil) o mundo inteiro foi pego desprevenido com o discurso em que o Papa pessoalmente anunciou sua renúncia. Ele disse:


"Caros irmãos:
Convoquei-os para este consistório, não apenas para as três canonizações, mas também para comunicar a vocês uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Após ter repetidamente examinado minha consciência perante Deus, eu tive certeza de que minhas forças, devido à avançada idade, não são mais apropriadas para o adequado exercício do ministério de Pedro.
Eu estou bem consciente de que esse ministério, devido à sua natureza essencialmente espiritual, deve ser levado não apenas com palavras e fatos, mas não menos com oração e sofrimento.
Contudo, no mundo de hoje, sujeito a mudanças tão rápidas e abalado por questões de profunda relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e proclamar o Evangelho, é necessário tanto força da mente como do corpo, o que, nos últimos meses, se deteriorou em mim numa extensão em que eu tenho de reconhecer minha incapacidade de adequadamente cumprir o ministério a mim confiado.
Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, confiado a mim pelos cardeais em 19 de abril de 2005, pelo qual a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20h, a Sé de Roma, a Sé de São Pedro, vai estar vaga e um conclave para eleger o novo Sumo Pontífice terá de ser convocado por quem tem competência para isso.
Caros irmãos, agradeço sinceramente por todo o amor e trabalho com que vocês me apoiaram em meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. E agora, vamos confiar a Sagrada Igreja aos cuidados de nosso Supremo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e implorar a sua santa mãe Maria para que ajude os cardeiais com sua solicitude maternal, para eleger um novo Sumo Pontífice. Em relação a mim, desejo também devotamente servir a Santa Igreja de Deus no futuro, através de uma vida dedicada à oração.
Vaticano, 10 de fevereiro de 2013.
BENEDICTUS PP. XVI"

Imediatamente pude acompanhar, pelas redes sociais, pelas redes sociais que a renúncia humanizou o papa aos olhos de alguns católicos.
Muita coisa voltou a ser dita; profecias voltaram a percorrer o mundo como um rastilho de pólvora; e o mundo volta os olhos para o Vaticano.




Oito feministas com os seios à mostra participaram em uma manifestação nesta terça-feira (12) na catedral de Notre Dame de Paris para festejar a renúncia do Papa Bento XVI, anunciada na segunda-feira.



A mãe natureza também resolveu se manifestar: Um raio atingiu a basílica de São Pedro algumas horas após o Papa Bento 16 ter surpreendido o mundo católico com sua renúncia ao papado. O incidente ocorreu por volta das 18h00 horas, horário local (16h00 em Brasília).




Mais um “fim do mundo” – A Profecia de São Malaquias

O anúncio da renúncia do papa Bento 16 fez relembrar a famosa "Profecia de São Malaquias", que anuncia o fim da Igreja e do mundo. A profecia de São Malaquias, ou "Profecia dos Papas", é um elenco de 112 frases curtas em latim que indicariam o número de papas, considerada uma premonição atribuída a São Malaquias, bispo de Armagh, que viveu no século 12. A obra prevê que o próximo papa vai ser o último antes da destruição de Roma e do fim da Igreja Católica.
A profecia foi publicada em 1595 pelo histórico beneditino Arnold de Wyon, dentro da sua obra "'Lignum Vitae, Ornamentum et decus Ecclesiae" [A Árvore da Vida, enfeite e decoração da Igreja, na tradução livre]. Segundo a tradição, em 1139 Malaquias foi chamado a Roma pelo papa Inocêncio 2º para ser nomeado bispo e próprio na Cidade Eterna ele teria tido um sonho sobre os futuros papas.
Malaquias relatou sobre a visão através de uma longa sequência de frases obscuras, em um manuscrito intitulado "Prophetia de Summis Pontificibus" [Profecia sobre Supremos Pontífices, na tradução livre].
As frases descrevem as características mais marcantes de todos os papas a partir de Celestino 2º, eleito em 1143. O manuscrito foi então depositado nos arquivos do Vaticano, onde permaneceu esquecido até sua redescoberta em 1590.
De acordo com algumas interpretações da lista, o papa Bento 16 seria o penúltimo pontífice da historia da igreja, que terminaria com um papa descrito como Petrus Romanus [Pedro de Roma, ou Pedro Romano, na tradução livre] cujo pontificado, de acordo com a profecia, vai terminar com a destruição da cidade de Roma, e com o simultâneo fim da igreja e do mundo.
Muitas pessoas, no entanto, incluindo os redatores da última edição da Enciclopédia Católica, argumentam que a profecia é uma farsa do século 16.  As "profecias" teriam sido elaboradas por um falsário italiano, Alfonso Ceccarelli, para tentar influenciar, sem sucesso, os cardeais no conclave de setembro 1590, que elegeu o papa Urbano 8º. Apesar das evidencias de ser um falso, sempre que se fale sobre a sucessão no Vaticano, o imaginário popular volta à famosa "profecia de São Malaquias."
Não bastasse São Malaquias com suas profecias, 

A renúncia e o surgimento do “Anti-Papa"


Não bastasse a profecia de São Malaquias, sempre aparece aqueles que jogam mais lenha na fogueira... Assim surgem os que estão dizendo por aí que João Paulo II teve um filho, e hoje com 60 e poucos anos, este homem poderá substituir Bento XVI sendo "O Anti-Papa". (Você pode se perguntar: Porque a Igreja Católica esconde que o Papa João Paulo II tem um filho de 60 anos?)
As más línguas que moram no vaticano dizem que o filho do João Paulo II é idêntico ao pai e que ele assumiria o papel após a saída de Bento 16, sendo amplamente preparado para o Papado no Vaticano.

Alguns sites e Tabloides pelo mundo  já chegaram ate a publicar a foto acima  quando trataram do filho do Papa
Em (01/05/2011) o mundo assistiu à beatificação do papa João Paulo II, morto em 2005. Esse foi o primeiro passo para transformá-lo em mais um santo da Igreja Católica. A cerimônia aconteceu na praça de São Pedro, no Vaticano, diante de 1 milhão de pessoas.
Circula na internet, há algum tempo, um vídeo explicando o significado dos 7 reis de Apocalipse 17 (veja abaixo). Em forma de profecia, esse vídeo diz que os reis são na verdade papas, sendo João Paulo II o 6º e o atual papa Bento XVI o 7º. Ainda de acordo com essse vídeo, o 8º rei (que faz parte dos 7, de acordo com a Bíblia) seria o mesmo João Paulo II, que voltaria de alguma forma, da morte, tornando-se assim, a besta descrita no versículo 8 do mesmo capítulo.




  Era uma vez um vaticano?

Uma polêmica sempre é boa pra movimentar a igreja! E, como o ano está apenas começando, posso dizer que, até este momento, a renúncia do Papa é a “bomba do ano”!
Particularmente não acredito no motivo descrito no conteúdo do texto, lido pelo pontífice, pelo simples fato de eu não considerar Ratzinger um ser idiota– ele nunca deu um ponto sem nó; não foi eleito à toa, principalmente se considerarmos que assumiu o papado utilizando aquilo que ele sabe fazer bem feito (articulação política ostensiva - ele foi “escolhido” na segunda votação, pois, não iria pegar bem, caso a escolha daquelas mais de 180 “cobras criadas” fosse definida logo na primeira rodada). Quanto a real motivação para a “inusitada” decisão ( já se sabe que foi tomada em março do ano passo após visitas ao México e cuba) talvez venha a público algum dia. Talvez a igreja classifique o texto com o motivo real como apócrifo... até lá o povo vai se submetendo aos conteúdos da literatura jornalística “superficial” que deixam os motivos reais da renuncia do Hierofante (Papa) ao gosto do leitor.



Sei que posso estar sendo rude com as palavras, que posso parecer grosseiro e insensível até. mas quantos de vocês, católicos como eu, já pararam para se informar do que de fato acontece no Vaticano? Quantos de vocês realmente se importam com isso? Até onde isso interferem na suas vidas? E como suas vidas podem mudar com esta renúncia? Já pensaram nisso?
 Vejo muita gente publicando mensagem de apoio ao Papa, chamando-o de humilde – mas para mim tudo isso só serve para evidenciar que as pessoas estão testando sua caridade, posando de “bons moços” enquanto ainda escondem a “sujeira” debaixo dos próprios tapetes.
Se você não está gostando do rumo dessa conversa, sugiro que pare de ler por aqui. Pule para o fim do post, e prepare o suquinho de laranja que lá estará disponível, e pronto (Outro dia li em algum lugar que o suco de laranja é a bebida favorita do Papa Bento XVI, tanto que ele fez questão da bebida estar presentes em suas refeições. 



A preferência do pontífice pelo suco de laranja provavelmente se deve, além do delicioso sabor da fruta e dela ser excelente fonte de vitama C, aos benefícios que a laranja traz à saúde. Suco de laranja previne cálculo renal, controla a triglicéris, além de ser uma poderosa arma contra os altos níveis de colesterol ruim (LDL). O suco de laranja disponível aqui não é bem o que o Hierofante bebe, porque resolvemos das uma incrementada na recita básica que só pede laranjas espremidas)
Mas se você compreende todo este meu falatório, dê uma pausa na leitura, prepare o suquinho de laranja do final deste post e, em seguida, volte com um copo long drink cheio desse suquinho, para continuar com a leitura.

Desvendando o que tem por trás do Hierofante (Papa)

Antes de eu continuar acredito que cabe aqui uma explicação:
Hierofante é o termo usado para designar os sacerdotes da alta hierarquia dos mistérios da Grécia e do Egito. É o sacerdote supremo, que pode ser chamado também de Sumo Sacerdote. O exemplo mais popular de alguém que pode ser chamado de Grande Hierofante é o líder supremo da Igreja Católica Apostólica Romana, o Papa, também chamado de Sumo Pontífice.
Sumo Pontífice (Sumo Pontifex) é aquele que lança pontes, na significação antiga, aquele que deve unir as diferentes pessoas e coordenar esforços, lançar pontes em todas as direções. Nesse sentido, o líder da ordem F:.M:.K:.R:., que, segundo os próprios integrantes da ordem, tem como tarefa principal conectar pessoas e sinergizar esforços, pode também ser chamado de Sumo Pontífice e consequentemente de Grande Hierofante.
Hierofante também designa grandes sacerdotes de outras religiões. No livro A enxada e a lança, de Alberto da Costa e Silva, na página 440, se lê "Orumila, o hierofante". Orumila é o grande conhecedor do Orum, que significa o desconhecido, o outro lado, o infinito, o longínquo. É nesse lugar inalcançável pelos habitantes da Terra (para os Iorubás, Aiyê) que fica a morada dos Orixás. Afirma Proclus que "ao filósofo cabe ser o Hierofante do mundo inteiro", ou seja, cabe a ele dar os rumos e direções da humanidade.
Hierofante: do grego Hierophantes, que significa literalmente “aquele que explica as coisas sagradas”. O revelador da ciência sagrada e chefe dos iniciados. Título pertencente aos mais elevados adeptos nos templos da antiguidade, que eram os mestres e preletores dos mistérios e os iniciadores nos grandes mistérios finais. O Hierofante representava o Demiurgo e explicava aos candidatos à iniciação os vários fenômenos da criação que se expunham para seu ensinamento. “Era o único expositor das doutrinas e arcanos esotéricos. Era proibido até pronunciar o seu nome diante de uma pessoa não iniciada. Residia no Oriente e levava, como símbolo de sua autoridade, um globo de ouro pendurado ao pescoço. Se o denominava também de Mistagogo”. 
Em hebraico e caldeu, o termo era Peter, o abridor, descobridor ou revelador, e por isso o Papa, como sucessor do Hierofante dos antigos mistérios, ocupa a cadeira pagã de São Pedro. Cada nação teve seus mistérios e hierofantes. Até os judeus tinham o Peter-Tanaïm ou Rabino, como Hillel, Akiba e outros famosos cabalistas, que só podiam comunicar o tremendo conhecimento contido no Merkavah. Nos tempos antigos, havia na Índia um só hierofante, porém na atualidade há vários disseminados pelo país, ligados aos principais pagodes, os quais são conhecidos com o nome de Brahma–âtmas. No Tibete, o hierofante principal é o Dalay, ou Taley–Lama de Lhasa. Entre as nações cristãs, unicamente as católicas conservaram o costume “pagão” na pessoa do Papa. 

Explicação feita agora eu sugiro a você, que já está com seu suquinho a postos, que leia atentamente uma breve síntese dos livros sugeridos – e que podem esclarecer, provavelmente, mais motivos para a renúncia do Hierofante da Igreja Católica Apostólica Romana.

Primeiro, recomendo esta obra: “Sua Santidade – As cartas secretas de Bento XVI", de Gianluigi Nuzzi,


O livro traz relatos sobre escândalos e crimes envolvendo religiosos de todo o mundo. O escândalo provocado pela publicação levou o Vaticano, pela primeira vez, a prender dentro de seus muros um alto funcionário, Paolo Gabriele, um homem de 43 anos, que desde 2006 era o mordomo de Bento XVI. É ele o acusado de ter vazado os documentos secretos que deram origem à polêmica obra. No entanto, o autor do livro não revela o nome verdadeiro da pessoa que lhe entregou os relatos, esta que foi portadora de todas as cartas, relatórios, papéis, que durante semanas, sempre em locais diferentes, em horas diversas.
O livro aponta que milhões de euros de negócios suspeitos teriam sido branqueados pelo Istituto per le Opere di Religione - IOR (o banco do Vaticano) e revela escândalos de pedofilia envolvendo sacerdotes e bispos por todo o mundo, passando pelo dinheiro ganho pela Igreja com pornografia. Além disso, aponta que existiria ingerência na política interna de outros países, prática de crimes passionais e jogos de poder que teriam o intuito de destruir reputações e colocar interesses pessoais na frente dos interesses da Igreja e de sua missão evangélica. Segundo a obra, Bento XIV vive fechado nos aposentos papais, refém das vontades de uma corte de cardeais, bispos e secretários particulares que só permitem que saiba algumas coisas. Bertone, o cardeal Secretário de Estado, seria a figura central de uma intriga e moveria pessoas e acontecimentos como melhor lhe convém, buscando alcançar um poder cada vez maior.

A segunda indicação ainda não tem tradução para o português, mas como está em espanhol acredito que muitos possam ler, Trata-se de  LOS CUERVOS DEL VATICANO, DE ERIC FRATTINI,


.Los cuervos del Vaticano revela uma historia de mordomos traidores, vazamento de documentos, comissões secretas de investigação, do serviço de espionagem y contraespionagem do Vaticano, de prelados que denunciam a corrupção e que são afastados de imediato de San Pedro, lavagem de dinhero, altos membros da máfia siciliana, um complot para assinar o Papa, uma adolescente desaparecida e supostamente utilizada como escrava sexual, una guerra entre jornalistas e dirigentes da imprensa católica, um presidente do IOR com medo a ser assinado. Mostra ainda que no Estado da Ciudade do Vaticano, a realidade sempre supera a ficção;
O livro traz inclinações nos discursos do Papa, como:
“Sem justiça, que são os reinos senão uma grande corja de ladroes?” - .Bento XVI citando uma frase de San Agustín logo em sua primeira encíclica Deus caritas est (2005).

Agora vou tomar meu suquinho de laranja - e continuar observando a instalação desta “guerra civil” no vaticano.


Suco cremoso de laranja

500 ml de leite
200 g de leite condensado
5 laranjas

Preparo: Corte as laranjas ao meio e as esprema para retirar seu néctar. Em seguida misture todos os ingredientes no liquidificados até ficar consistente. Logo após bata tudo no liquidificador até ficar consistente




Nenhum comentário:

Postar um comentário