segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O tradicional Colcannon de Halloween

Hoje em dia o dia das bruxas (31 de outubro) é o dia do Saci brasileiro – uma invenção criada por instrumento legal para os brincantes do Halloween brasileiro tentarem ser mais patriotas – pura ingenuidade de quem criou isso. Até porque a cultura do Halloween é forte, consistente, e agrada muita gente por aí. Confesso que é uma data que eu particularmente gosto: pela diversão, pelas decorações assombrosas e hilárias; pela oportunidade de extravasar na loucura pelo desconhecido; pela oportunidade de contar histórias que normalmente as pessoas não estão dispostas a ouvir em outras datas... enfim, gosto e ponto.
Também acho válida a oportunidade que a data traz para se conhecer a cultura de outros lugares, de ver como as pessoas em outras partes do mundo comemoram o mesmo feriado – esta, inclusive, foi a razão para a criação deste post. Normalmente associamos os doces ao Halloween – mas nem só de doces vive este feriado. Fiquei intrigado quando eu encontrei, recentemente, uma receita de Colcannon, um prato tradicional irlandês para o Halloween, em um livro chamado Irish Pub Cooking.




Colcannon (Irish: Cal ceannann, que significa literalmente "couve de cabeça branca") é um prato tradicional irlandês que consiste principalmente num purê de batata com couve (ou repolho) – e outros ingredientes ( cebolinha, alho-porró, cebola, manteiga, leite ou creme de leite, sal) .  É muitas vezes comido com cozido presunto ou toucinho irlandês. Ao mesmo tempo em que é um prato barato, podendo ser uma alimento básico que se pode comer durante todo o ano, é normalmente consumido no outono / inverno, quando a couve entra em temporada por lá.  Colcannon  é também o nome de uma canção folclórica irlandesa sobre o prato.

A velha tradição irlandesa de Halloween manda você servir o colcannon com um anel e um “encanto” escondido no prato. Esses tais encantos eram objetos pequenos, que pudessem ser misturados a comida, como moedas, dedais, botões. Quem encontrasse o anel logo casaria; se encontrasse uma moeda, teria boa sorte no próximo ano; se encontrasse um botão, iria ficar solteiro o ano todo, mas o pior era o dedal, que indicava que a pessoa iria ficar solteirona por toda vida.

O calcannon é tão tradicional que nesta época do ano se encontram a receita até nos sacos de batata dos supermercados...
Também encontrei uma lenda curiosa, na realidade trata-se de uma simpatia que as mulheres solteiras irlandesas faziam no Halloween par arranjar marido: Diz-se por lá que a mulher solteira deveria colocar uma porção de colcannon dentro de uma meia e pendurar a meia na porta e esperar. Assim, o primeiro homem de fora da família que entrasse na porta seria seu futuro marido.
A questão é que é um prato simples e agradável – e se você estiver solteiro, de repente a simpatia pode lhe ajudar [risos];

Halloween Colcannon

7-8 batatas médias descascadas e cozidas
1 cebola média picada
1/2 xícara de cebolinha verde picada
2 xícaras de couve fresca picada (ou repolho cozido)
200g de manteiga dividida em 4 partes
1 e ½ xícara de leite (ou creme de leite)
Sal e pimenta branca a gosto


Preparo: Adicione uma parte da manteiga numa frigideira adicione a cebola picada e refogue por 2 minutos. Depois junte a couve picada e deixe cozinhar por 3 a 4 minutos até murchar. Adicione a cebolinha e cozinhe por mais 2 minutos. Amasse as batatas ainda quentes num espremedor, ou no garfo mesmo, adicione duas partes de manteiga misture bem, junte o creme de leite, mexa para homogeneizar e em seguida junte o refogado de cebola, couve e cebolinha. Tempere com sal e pimenta. Sirva em seguida numa tigela – faça um buraco no centro da porção de colcannon. Coloque uma colher de manteiga para derreter no centro da mistura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário