terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Corn Dog – comida de rua de primeira


Quem gosta de comida de feira/rua aí? Não torça o nariz para responder, você poderá se surpreender com o que pode encontrar.
Nestes últimos meses tenho visto a mídia explodindo em matérias sobre comidas de rua e em feiras. Sempre apontam New York como a Meca da comida de rua – lá, existem milhares de opções que de tão boas, nem parecem comida de rua, e isso não é de hoje. Aqui no Brasil, também já podemos encontrar bons exemplos de comida de rua com qualidade. As feirinhas gastronômicas se propagam, aqui eu sempre vou a uma que fica na Praça da Gentilandia (Benfica), lá tem de tudo... ou pelo menos, quase tudo. Só poderia se sofisticar mais.
Quando eu era pequeno, eu adorava ir à feira com meu avô Mário, ele sempre me comprava coisas gostosas pra comer na feira. Me lembro muitíssimo bem do sabor dos salgadinhos que ele comprava pra mim, lembro também do bolo Manzape e de uns pequenos bolinhos feitos em latas de sardinhas (Risos). Mesmo quando eu não ia à feira com ele, eu poderia esperar em casa que quando meu avô retornasse ele trazia os salgadinhos pra mim e meu irmão, dois sacos grandes, e nós éramos felizes com aquilo – o salgadinho era simples: uma espécie de massa de pastei esticada bem fina, que era cortada em pequenos quadrados e fritos. Eles estufavam e viravam uma delícia crocante. Comia sempre estes salgadinho da feira até eu mudar de cidade... hoje, quando encontro os salgadinhos por aqui, em raros lugares, sempre me lembro do meu avô, e compro um pacotinho pra relembrar um cheiro e um gosto da minha infância.
Foi pensando nisso que hoje resolvi traze uma comida de feira pra apresentar à vocês. Mas não é qualquer comida de feira. Trata-se de uma da melhores, vinda dos EUA, e que já está fazendo a alegria de muitos brasileiros em São Paulo. Estou falando do CORN DOG, já ouviram falar?


O Corn Dog é uma comida típica das feiras estaduais ou daquelas barraquinhas de rua nos Estados Unidos, feito com uma simples salsicha e uma massa adocicada de milho. Lá as feiras estaduais são festivais anuais nas capitais de cada um dos 50 Estados americanos onde existem diversas receitas fritas, tendo o Corn Dog como um ícone.
Isso é fácil de se explicar: os americanos amam milho, amam comidas fritas e amam carne em um palito. E o Corn Dorg é uma mistura disso tudo. Aí não tem como resistir.
E esta moda está pegando no Brasil também. Sabemos que a venda de comida artesanal pelo país se encontra em todas as cidades, sempre tem alguém vendendo alguma comidinha em praças, em quermesses, nas ruas, nos mercados. E quando descobrem uma novidade, todo mundo sai preparando sua versão. O que me deixa mais incomodado neste caso, é que existem aquelas pessoas que realmente sabem o que fazem, tem receitas bacanas, originais. Mas, na maioria das vezes, encontramos pessoas que só querem ganhar dinheiro e preparam a comida de qualquer jeito e vendem como comida típica... e se você é conhecedor de comidas típicas você só tem raiva quando resolve comer o que te oferecem como típico em determinados lugares – para estes casos, queria juntar este povo mal informado em algum lugar para explicar o que é e qual a importância de uma comida típica; orientar sobre os cuidados com a higiene e sobre o contexto de criação de cada preparado... um dia ainda faço isso. Mas vamos voltar ao Corn Dog, se não vou me estressar (risos).


Ao que tudo indica foram os German-texans (alemães texanos) quem inventaram o corn dog (Os german-texans é uma categoria étnica pertencente a residentes do estado do Texas que reconhecem ascendência alemã e se auto identificam com o termo. Desde sua primeira imigração para o Texas na década de 1830, os alemães tenderam a se agrupar em enclaves étnicos. A maioria se estabeleceu em um amplo cinto, fragmentado em toda a parte centro-sul do Estado. Em 1990, cerca de três milhões de texanos consideravam-se , pelo menos, parte alemã. German-Texans alemães formam um sub- grupo de americanos alemães).
Sabe-se que foram os germânicos-texanos quem introduziram o corn dog nos EUA, como eles encontram resistência para as salsichas que costumavam fazer eles  inventaram esta forma de vender suas salsichas, inicialmente sem o palito.


Uma patente Norte Americana para Corn Dog foi proposta em 1927, sendo concedida em 1929, para um combinado mergulhado em massa, e cozido, e no artigo Segurar Apparatus, descreve corn dog, como qualquer tipo de alimentos fritos e empalado em uma vara.

Corno Dog é o nome mais conhecido para esta salsicha empanada com massa de milho, mas ele aind apode ser conhecido como: Pogo, dagwood dog, pluto pup, corny dog, dippy dog, cozy dog. E eu ainda descobri que este tipo de alimento pode, ainda, ser conhecido como wieners (termo cômico, em inglês, para Pênis – uma alusão ao espeto e seu conteudo), ou seja: presunto cozido , ovos cozidos , queijo, pêssegos cortados , abacaxis, bananas e outras frutas como cerejas, tâmaras, figos , morangos, etc , quando empalados em varas e mergulhado em massa, que inclui em seus ingredientes uma mistura de farinha e frito em um óleo vegetal.
Tem gente que pra deixa a preparação mais prática do que já é ainda inventou umas dicas legais: passar farinha nas salsichas deixas-as mais ásperas e assim a massa fixa-se melhor; e colocar a massa num copo alto permite que a salsicha fique coberta rapidamente e evita desperdício de massa. 




É grande o número de atuais vendedores de corn dog que estão reivindicando o crédito para a invenção e / ou divulgação do corn dog. Carl e Neil Fletcher fazem esta afirmação, quando contam que introduziram o seu " Corny Dogs " na Texas State Fair em algum momento entre 1938 e 1942. Enquanto vendedores da Pronto Pup dizem eu foram ele quem inventaram, durante a Minnesota State Fair de 1941. O Cozy Dog drive-in , em Springfield , Illinois, diz ter sido o primeiro a servir corn dogs em varas , em 16 de junho de 1946. Também em 1946 , Dave Barham abriu a primeira localização do Hot Dog on a Stick em Muscle Beach , Santa Monica, Califórnia.


A mais antiga referência que encontreis para corn dog, diz que eles se tornaram muito populares nos anos de 1940, mas teria aparecido a partir dos anos 1920 com a descrição de Krusty Korn Dog, e não eram fritos, mas feitos como waffles – até uma máquina para isso já existia, e continua existindo pra alegria daqueles que não podem comer frituras. Algumas formas ainda podem ser do tipo chapas para fogão, e ainda têm o formato de milho, pra deixar o preparado mais atrativo.




Independentemente de quem inventou a receita se espalhou e conquistou muitos adeptos. Eu, particularmente, gostei de fazer com salsichas baby, pra ficar com mais cara de aperitivo e, também, diminui a quantidade de açúcar da massa. Ficou ótimo e sugiro você experimentar fazer fara fugir do tradicional HOT DOG. E viva a comida de rua.

CORN DOG
1 xícara de farinha de milho
1 xícara de farinha de trigo
1/4 colher de chá. sal
Pimenta à gosto
1/4 xícara de açúcar
4 colher de chá fermento em pó
1 ovo
1 xícara de leite
Óleo para fritar
16 salsichas 
16 espetos de madeira

Preparo: Em uma tigela grande, misture a farinha de milho, farinha, sal, pimenta, açúcar e o fermento em pó. Adicione o leite e ovo na tigela e misture bem. Aqueça o óleo em uma panela grande. Enquanto o óleo está a aquecer, coloque espetos nas salsichas, e depois as passe na massa até que esteja completamente coberta. Fritar de 2 a 3 de cada vez, até dourar, cerca de 3 minutos. Depois de cozido escorra o excesso de óleo. Sirva. 

Um comentário:

  1. Blog apaixonante! A - M - E - I - !!!
    O encontrei por acaso, estava procurando receita de corn dog e encontrei mais do que isso!... Encontrei amor e dedicação em cada palavra do texto! <3 beijokas!

    ResponderExcluir