segunda-feira, 23 de junho de 2014

El Completo – o revolucionário hot-dog Chileno

Estamos na época da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Pra nossa sorte - e ódio de uma porção de desacreditados, malfeitores, meliantes e afins – os jogos estão acontecendo bem. Graças a Deus!
Obviamente a época é de aquecimento para as campanhas políticas numa a corrida pela presidência da república, e isso ajuda o clima a ficar tenso. Mas somos brasileiros, não desistimos e estamos fazendo o melhor – não somos perfeitos, mas temos confiança que podemos. Confesso que não sou fanático por futebol. Mas reconheço a paixão que meu país tem por esse esporte. E até tenho me divertido com esses jogos.
Dessa forma vou, a partir de agora, até o final da Copa, postar aperitivos para que possamos preparar nos dias de jogos da seleção brasileira. Mas meu foco serão as comidinhas típicas dos nossos adversários. Não que o Brasil não tenhas gostosuras para mostrar. É que nossos belisquetes já são favoritos (coxinhas, pães de queijo, pasteis de todos e sabores, caldinho de feijão, etc,) e podem ganhar qualquer copa, sozinhos.
Com a vitória do Brasil hoje contra Camarões (4 x 1) nosso próximo adversário será o Chile (sábado, 28 de junho às 13h, horário de Brasília). Assim, para dar início a esse clima competitivo, apresento a ousadia do exótico hot-dog chileno, conhecido simplesmente por EL COMPLETO.

Santiago, Chile.


Você pode estar pensando: nada de mais deve ser esse Completo. Trata-se, apenas, de uma maneira diferente para se fazer hot-dog. Mas não é. Então, que tal aproveita esta temporada de jogos e saber mais sobre ele, que é fácil de preparar e tem um sabor, no mínimo surpreendente.



Embora a criação do cachorro-quente remonte à segunda metade do século XIX, nos Estados Unidos, essa invenção no Chile viria muitos anos depois. Tal como acontece com a maioria dos produtos alimentares, as origens exatas do Completo Chileno é confusa por conta de seus ingredientes. Os alemães têm sido uma presença nesta parte da América do Sul, desde meados do século XIX, assim linguiça e repolho para fazer o chucrute já fazem parte da dieta nacional. Mas o folclore local coloca as origens do completo em algum lugar na década de 1920, quando um empresário com o nome de Eduardo Muñoz Bahamondes importou a ideia do cachorro-quente dos Estados Unidos.



Bahamonde, que trabalhou em restaurantes americanos, decidiu abrir uma loja no Portal Fernández Concha, ao lado da Plaza de Armas, em Santiago. “El Quick Lunch Bahamondes” (O Almoço rápido de Bahamondes) era esse o nome da primeira loja a vender esta variedade de sanduíches, que popularizou as instalações situadas no coração da capital chilena.


Mas naquela época não bastavam o ketchup e a mostarda original, e Bahamonde teve de colocar outros ingredientes para satisfazer os paladares mais exigentes de sua clientela. AUm creminho especial a base de batata e ovos, repolho, tomate, abacate, cebola e salsa, foram dando forma ao sanduiche para chegar no que se conhece hoje.
Bahamondes servia seus hot-dogs com variadas opções de coberturas condizente com uma nação agrícola: abacates, chucrute, tomate, cebola e salsa, batatas e ovos. O lanche foi um sucesso com chilenos e, em breve, ele estava sendo servido quase todos os lugares. Ao longo do tempo, se expandiu para outras cidades no Chile, transformando em um prato típico da culinária nacional chilena. Hoje se chama Portal ex-Bahamondes, e nele se encontra um dos melhores completos de Santiago.







Literalmente significa "completo" em espanhol, o completo leva uma salsiicha vienense e pilhas bem alto com coberturas refrigeradas - tomates, chucrute, purê de abacate (guacamole) e uma tonelada de maionese – e você ainda pode colocar ketchup e mostarda. Essa versão é conhecida como “El completo italiano” pois a cores da mistura lembram a bandeira da Itália. Isto sim é uma experiência sensorial.



Dizem que o segredo de um bom completo está no pão e na salsicha vienense de qualidade, e o restante dos ingrediente devem ser frescos e preparados no local. Então, selecione os melhores ingrediente para preparar os seus completos, e divirta-se com o jogo.


El Completo italiano

Salsichas tipo Viena
Pães para cachorro-quente
Tomate fresco em cubos
Chucrute
Maionese (as maioneses caseiras temperadas são bastante utilizadas)
Purê de Abacate (pode ser guacamole) ou apenas abacate amassado temperado com sal, azeite e limão à gosto.

Preparo: As salsichas são cozidas em água por ter minutos. O deve já ir aquecendo na chapa ou frigideira. Salsichas cozidas e escorridas, coloca-se ela no pão, adiciona os tomates e o chucrute, o purê de abacate, cobre com bastante maionese e se preferir, um toquinho de ketchup e mostarda – ah, e molho de pimenta, pra dar um toquinho especial (risos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário