segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Pães Brasileiros: O Pão Delícia, da Bahia.

Essa é minha primeira postagem de 2016 e, portanto, gostaria de desejar um ano novo delicioso para todos vocês, amigos e leitores desta confraria. Pensando em começar o ano com um postagem de comida bem brasileira resolvi falar dos nossos pães. Então, teremos alguns posts deliciosos desse companheiro nosso de cada dia.
Para começar, hoje tratarei do Pão Delícia, verdadeira instituição da Bahia! Este pãozinho está para os baianos assim como o pão de queijo para os mineiros. Na Bahia ele é bastante popular e facilmente encontrado em supermercados, padarias, delicatessen e principalmente em festas de aniversário, casamento e formatura da população baiana.



Quanto a origem da receita, ninguém sabe ao certo como ele surgiu mas, a versão mais conhecida para a origem do pãozinho delícia pode ser encontrada no livro Panificação Caseira nº 2 da cozinheira Elíbia Portela, que afirma que ele nasceu do acaso.
Conta-se que uma dona de casa baiana estava preparando pãezinhos para sua família e amigos, porém, a farinha de trigo que seria utilizada na fabricação dos pães não foi suficiente, resultando numa massa muito pegajosa. Enquanto esperava por mais farinha de trigo para dar o ponto correto a massa levedou, e com isso a dona de casa baiana resolveu fazer os pãezinhos assim mesmo. E, após moldar a massa, levou os pães ao forno, porém percebeu que se os deixasse no forno com o tempo convencional os pães ficariam muito secos. E, resolveu retirá-los do forno um pouco antes. Feito isso, a dona de casa baiana untou os pãezinhos com manteiga e os polvilhou com queijo do tipo parmesão ralado, e os serviu em seguida. Muitos foram os elogios e, ao ser indagada de qual seria o nome da nova iguaria, ela prontamente respondeu: “pãozinho delícia!” A partir daí o pãozinho delícia ganhou o nome que se conhece hoje.



Infelizmente, não existe comprovação que ateste a veracidade dessa estória, mas ela tornou-se a mais difundida entre os conhecedores do pãozinho delícia. Contudo, por se tratar de um alimento bastante popular eu, particularmente, acredito que sua origem também deva ser popular 0 o que comprovaria a veracidade da versão apresentada.
O fato é que o pão delicia é delicioso e vale a pena ser feito em casa. A receita é simples e de fácil manipulação. Tente ai e me conte

Pãozinho delícia
Massa
1 kg de farinha de trigo sem fermento
1 embalagem de fermento seco (11 g)
1 xícara (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de leite morno (nunca quente pois mata o fermento)
3 ovos
1 colher (sopa) de sal
1/2 xícara de óleo
1 colher (sopa) de manteiga

Para Cobertura dos Pãezinhos
100 g de manteiga derretida
100 g de queijo parmesão ralado

Preparo: Unte e esfarinhe 3 assadeiras retangulares grandes e reserve. Para a Massa: numa vasilha coloque o fermento com a farinha e o açúcar, mexa para misturar e dar um pouco de ar a farinha até ela soltar. Coloque todos os ingredientes, deixando um pouco da farinha para o final. Sove bem ate obter uma massa elástica (na batedeira bata por 10 minutos na velocidade 2). Se sua batedeira for de pouca potência, coloque pouca farinha porque senão esquenta muito o motor. Depois de 10 minutos termine sovando na mão, em cima de uma superfície limpa. Sove bem, pois o segredo está em sovar. Se não tiver batedeira, sove manualmente por 15 minutos. Coloque a massa dentro de uma bacia plástica, e deixe dentro dum lugar abafado por 30 minutos. Divida a massa em 60 partes Modele cada pãozinho, com as mãos untadas em manteiga, em formato redondo (se souber bolear, melhor). Coloque-as no tabuleiro preparado. Abafe novamente por 1 hora e 30 minutos. Pré-aqueça o forno a (200ºC) e asse por uns 20 minutos (não deixe corar, ele é mais branquinho pois dá mais maciez). Para a Cobertura: passe cada pãozinho na manteiga derretida com queijo ralado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário